Plano de ação para mitigação da desigualdade salarial e de critérios remuneratórios entre mulheres e homens

Estes são os instrumentos criados pelo Decreto nº 11.795, de 23 de novembro de 2023, para averiguar a transparência e sanar as desigualdades salariais entre mulheres e homens, nas empresas com cem ou mais empregados.
A finalidade de assegurar a regra constitucional que dispõe que homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações.

A informações serão extraídas pelo Ministério do Trabalho e do Emprego dos lançamentos contido no e-Social, e uma vez constatada a desigualdade salarial e de critérios remuneratórios entre mulheres e homens, as empresas com 100 (cem) ou mais empregados serão notificadas para elaborar e implementar Plano de Ação para Mitigação da Desigualdade Salarial e de Critérios Remuneratórios entre Mulheres e Homens, no prazo de 90 (noventa) dias.
A elaboração e a implementação do plano deverão contar com a participação da entidade sindical e dos empregados, na forma a ser definida nos instrumentos coletivos de trabalho.

A Portaria nº 3.714, de 24 de novembro de 2023, do Ministério do Trabalho e do Emprego, regulamenta o Decreto nº 11.795/2023, com os procedimentos que deverão ser adotados pelas empresas junto ao Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (e-Social) e na aba Igualdade Salarial e de Critérios Remuneratórios a ser criada na área do empregador no Portal Emprega Brasil.

Os empregadores deverão publicizar os Relatórios de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios em seus sítios eletrônicos, em redes sociais ou em instrumento similares, assegurando a mais ampla divulgação para seus empregados, trabalhadores e público em geral.

A Portaria estabelece, ainda, a criação de um canal de denúncias relacionada à discriminação salarial e de critérios remuneratórios.

Gostou? Compartilhe!

Continue lendo...

Nos últimos tempos, tem crescido uma interpretação equivocada e perigosa sobre a distribuição desproporcional de lucros entre sócios. Alguns Fiscos estaduais passaram a autuar...

No mundo dos negócios, muitos empresários enfrentam uma questão delicada quando se trata da proteção do patrimônio empresarial em casos de divórcio ou dissolução...

Comprar imóveis em leilão pode ser uma excelente oportunidade de investimento, mas muitos compradores têm dúvidas sobre a existência de dívidas anteriores, especialmente tributos...

Assessoria jurídica especializada para o aprimoramento empresarial.

Segurança jurídica empresarial com orientação especializada é o que protege e fortalece os negócios.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?